0

A TV Revolta é "de direita"?

segunda-feira, 19 de maio de 2014.
Ave Butler! Hail Derrida!

Algumas pessoas andam me acusando de ter virado "direitista". Como não sei ao certo de que se trata ser "direitista", deixo a questão em aberto. Falando sério, esta balela maniqueísta judaico-cristã-ocidental de "direita versus esquerda" já deu o que tinha que dar. A experiência histórica já demonstrou que qualquer dicotomia entre esquerda e direta, ricos e pobres, burgueses e proletários, feministas e machistas, oprimidos e opressores, coxinhas e bostinhas...  só serve pra limitar nossa visão sobre a realidade das relações sociais

Prefiro dividir o mundo entre pessoas interessantes e desinteressantes, entre aquelas que têm algo a acrescentar (concorde ou discorde, não importa) e aquelas que vivem repetindo jargões como papagaios e quando contrariadas pegam em fuzis. E minha lista de pessoas interessantes é bem eclética- acho que deve ser mesmo- vai de Olavo de Carvalho e Thomas Hobbes até Judith Butler e Beatriz Preciado, passando por Foucalt, Aleister Crowler e Platão. Já a lista de pessoas desinteressantes e inúteis, deixemos para o esquecimento, não merecem nosso IBOPE.

Nem ia comentar este link "maravilhoso" (SQN),mas como pediram encarecidamente minha opinião (recebi milhares de cartinhas hehehehe) vamos lá. Este artigo do link é um raríssimo fenômeno de boçalidade, em suma, uma coleção de "pérolas de esquerda" (alguém me explica do que se trata?) para rebater supostas "pérolas de direita" (idem). Algumas "belezuras" faço questão de comentar:

http://consciencia.blog.br/2014/05/60-perolas-de-paginas-de-direita-facebook-13-especial-tv-revolta.html#.U3p1qdJdWLX

Antes, porém, deixo em Capslock minha posição para não ser distorcida:

A TV REVOLTA É SIM UM CANAL E GRUPO MACHISTA E LGBTFÓBICO, COMO QUALQUER GRUPO E CANAL DE ESQUERDA, OPS! DIREITA, OPS! TANTO FAZ.
(ESCROTICE NÃO VÊ PARTIDO NEM POSIÇÃO POLÍTICA)

1)"O autor vive perseguindo o PT e os petistas".

Não sou petista, mas tenho vários amigos deste partido que respeito muito pelo histórico politico e votarei em Dilma nas próximas eleições (candidata que acho a menos pior). Que o autor da TV Revolta se concentra em atacar o PT em detrimento de outros partidos é o óbvio ululante.
Mas AINDA vivemos numa democracia na qual ao menos em teoria podemos critica e defender à quê ou a quem quisermos. Direito de Liberdade de Expressão é uma merda mesmo rs. Com isso,acho que mais de 70% das "acusações" feitas ao TV Revoltam foram-se pras cucuias.

IMPORTANTE: Liberdade de Expressão não garante o direito do individuo fazer apologia à crimes, o que digo e repito é que AINDA temos o direito politico de fazer criticas ao PT,PSDB, PSOL, PSTU, anarquistas, anarco-capitalista ou a quem quisermos. Este tipo de atitude faz parte do jogo político e é totalmente legitimo. Em ultimo caso, mete-se um processo por calunia e difamação e pronto.

Aliás só pra constar: culpar o PT e a Dilma por todos os problemas da Humanidade é a tõnica  da maioria dos partidos e coletivos que reivindicam a esquerda no Brasil, tá?

2)"O autor defende um modelo de cultura elitista e preconceituoso contra o povo pobre".


Eu sempre quis entender esta lógica classista que tenta forjar uma "cultura popular" para depois defendê-la "dazelite". Como afirmar em pleno ano de 2014 que o funk carioca continua sendo "cultura de periferia", quando suas maiores divas são mulheres brancas, de classe média, devidamente inclusas no padrão de beleza comercial? O funk era cultura de periferia nos idos anos 1980 e 90, quando tinha como simbolo os saudosos bailes da Furacão 2000, mas onde estavam seus defensores naquela época?
Isto não é defesa da cultura popular e sim, fetichização da pobreza, com vistas à ganhos políticos. Duvido que a maioria dos "defensores do funk" já tenha entrado numa favela, não ser em ocasiões especialíssimas, como nas desempoderadoas "passeatas pela defesa dos coitadinhos".
Gente, que tal darmos protagonismo social aos "coitadinhos" e deixar que eles defendam a si próprios e sua própria cultura? Pobre não é obrigado a gostar de funk, ninguém é obrigado à gostar e concordar com mensagem social, nem performance ou sonoridade nenhuma. Pobre ouve Waleska Poposuda, Beethoven, Strauss, Led Zeppelin, Tom Jobim e o que mais lhe apetecer. Rico ouve Anita, MC Maromba, Richard Wagner, Raimundo Fagner, Zeca Pagodinho, Negra Li e o que mais lhe der na telha. O resto é estereótipo e tentativa de segregação sócio-cultural. Me desculpem, mas é.

3) "Morgan Freeman foi distorcido para promover o racismo"

Tenho muita dificuldade em comentar sobre a questão racial por não sofrer deste tipo de opressão específica. Mas para além da opressão existem questões teóricas pertinentes. Vou postar um video de outra pagina no qual o autor da critica à TV Revolta explica e faz apontamentos sobre a fala supostamente racista do ator norte-americano negro Morgan Freeman:


Como o critico pode ter certeza, não julgar levianamente, se ele mesmo admite que há 3 interpretações diferentes para a fala de Freeman? Será que o que motivou a chegar a tal conclusão fora a subjetividade ou sua evidente filiação ao maniqueísmo marxista que insiste em dividir pessoas por classes? é preciso se fazer um apanhado histórico para compreender que a polêmica é bem mais complexa do que isso. Com o inicio da revolução neo-liberal dos ano 1990 e a pós-modernidade, colocou-se na berlindaaté que ponto podemos entender o mundo a partir dos grandes modelos explicativos.
Não precisamos mais ser obrigatoriamente marxistas para termos "consciência social" e de fato, não sou marxista, pois acho este modo de pensar limitadíssimo para entender relações desiguais de poder e organizar as lutas por direitos. Prefiro o desconstrutivismo pós-estruturalista e a destruição e/ou fluidificação das identidades como estratégia, e neste sentido que concordo totalmente com a fala de Freeman. Como uma pessoa vitima de racismo espera derrotar a opressão que o atinge escrevendo "NEGRO(A)" na sua testa, apontando publicamente o estigma que o caracteriza socialmente como "inferior"? Como extrair igualdade das diferenças? Alias, por que se faz tanta questão de cultuar tais diferenças?
O autor do critica e do video usou uma comparação extremamente esdrúxula para dizer que se cura gripe com remédio. De fato, a gripe é uma doença física que se cura com vitaminas, mas racismo e outras formas de opressão específicas são de origem e caráter cultural e não se "cura" uma cultura que promove a discriminação (acepção de pessoas) introjetando mais discriminaçao, nem negando-a, mas desconstruindo-a através da linguagem.
Dá pra fazer um artigo bem bacana demonstrando porque dividir pretos de brancos, bichas de héteros, homens de mulheres, sadios de doentes, é um contra-senso que só conduz à mais segregação, "cagar e sentar em cima". Como disse, não posso falar em nome dos negros, mas se tentarem tatuar "BICHA" na minha testa sem meu consentimento, meto bata (!)

4) Machismo, consumismo, elitismo e contradições gerais

Essa eu faço questão de responder "na lata", usando o recurso "CrtlC + CrtlV":

"Porque negócio bom é ser machista, selecionar mulheres entre aquelas “direitas pra casar” e aquelas “fúteis pra discriminar”, e dizer preconceituosamente que mulher que gosta de colecionar sapatos é “burra”, “fútil” e “incapaz de gostar de livros”."

Tal critica seria muito mais coerente num site que não fosse marxista, ou seja, no qual se denuncia o consumismo e o elitismo (conforme vimos acima) e se as próprias feministas marxistas não vivessem seguindo o figurino pseudo-pobre e denunciando a futilidade das madames da Daslu. Concordo com a contracritica, mas ela está no site errado.
E vida longa ao consumismo e à futilidade!

5)Transfobia e pergunta na lata:

Não dá pra discordar que a imagem abaixo é uma violência às pessoas trans*, mas quantas pessoas trans* você vê liderando movimentos de esquerda? Alias, quantas pessoas trans* você vê casadas com lideranças de esquerda? Alias, quantas pessoas trans* você viu na vida? Vem cá, te conheço?!?

Acho linda essa arrogância de certas pessoas querem falar em nome de minorias que não fazem parte #SQN



5)E por fim e não menos importante: mimimis que não merecem ser criticados



pô, o Wicket não, Joãozinho!

MINHA CONCLUSÃO: A TV Revolta não é de direita nem de esquerda. É´meramente escrota. E quem critica muito precisa tomar cuidado pra não fazer igual.


No closet!

Desbundai e putiái!

Deixe seu Comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Total de visualizações de página

 
Covil da Medusa. © Copyright | Template By Mundo Blogger |
Subir